A história da Associação Espírita Chico Xavier teve sua origem no desejo do jovem Onaldo Campos Neto que aos 17 anos participou em 1999 de sua primeira Concafras, que foi realizada na cidade de Goiânia. Ao entrar em contato com os métodos de funcionamento da Casa Espírita o jovem trabalhador do Centro Espírita Maria Madalena iniciou o trabalho de implantação da metodologia na mocidade na qual coordenava.
Em 2002, três anos após a sua primeira Concafras, o jovem trabalhador participou da Concafras em Cuiabá, na qual com a autorização da direção do Centro Espírita Maria Madalena trouxe para Rio Verde o Encontro Fraterno Auta de Souza que foi realizado no mesmo ano, fortalecendo assim a divulgação do espiritismo na cidade.
Após a realização do Encontro Fraterno Auta de Souza em Rio Verde iniciou-se no Centro Espírita Maria Madalena o processo de fundação de um Posto de Assistência nos moldes metodológicos que Onaldo havia conhecido, no qual em 2002 foi denominado como Posto de Assistência Auta de Souza, que logo mais, se transformaria na Associação Beneficente Auta de Souza, a conhecida ABAS.
Em outubro de 2006, Onaldo procura o Sr. Jorge Menezes de Carvalho, então presidente do Centro Espírita Maria Madalena afirmou que o Posto de Assistência, hoje ABAS, iria passar por um período de transição, de suas atividades voltadas para as crianças para atividades voltadas exclusivamente aos idosos. Surgiu nesta conversa uma ideia de se fundar um Posto de Assistência em um bairro pobre da cidade.
No mesmo dia da conversa acima, Onaldo convidou alguns amigos que passaram a se reunir para fundar o grupo de voluntários. Reunindo na ABAS, o pequeno grupo foi buscando a formação do trabalho a ser realizado, conseguindo assim uma casa doada pela Prefeitura que a retirou de um grupo de irmãos que mantinham na instalação atividades de comércio sexual dentre outras criminosas. Essa aquisição deu-se em janeiro de 2007 e em fevereiro do mesmo ano, ansioso em fundar um Centro Espírita, Onaldo recebeu um conselho para fundar o Posto de Assistência que teria como objetivo acolher os corações em nome de Jesus, no qual se fazia necessário aguardar o momento certo para a fundação do Centro Espírita, pois haveria de ingressar no grupo novos trabalhadores que iriam amadurecer um pouco mais o grupo para o projeto que estava reservado. No retorno da Concafras em Araguaína - TO, Onaldo fez o convite aos caravaneiros no próprio ônibus, e estes motivados pela Concafras aceitaram abraçar a causa.
Na semana seguinte juntaram ao grupo novos voluntários e com a vinda desses trabalhadores deu-se a primeira atividade de fundação do Posto de Assistência Chico Xavier no dia 18 de março de 2007, num dia chuvoso, mas que reuniu diversos jovens em nome da fraternidade para prestar atividades sociais para as crianças que ali estavam.
Preocupados com a quantidade e a qualidade das atividades de todos os domingos do Posto, o grupo de jovens fundou a Escola de Estudos Espíritas em 2008, cujo objetivo é formar trabalhadores voluntários habilitados a exercerem as atividades da instituição dentro dos valores do amor e da caridade incondicional.
Com o passar dos meses alguns voluntários foram chegando e outros foram saindo e em 5 de abril de 2008 se constituiu juridicamente a Associação Espírita Chico Xavier com o objetivo de prestar assistência social e educativa gratuita às crianças, jovens e adultos, despertando em todos sentimentos de amor ao próximo e respeito aos seus direitos e deveres de cidadãos.
Na mesma data de fundação da Associação se deu a fundação jurídica das Obras Sociais da Associação Espírita Chico Xavier com o objetivo de prestar assistência sócio-educativa em período integral aos irmãos da região assistida pela Instituição.
No ano de 2009 a instituição adquiriu uma área de 10.000 m² destinada a construção do seu complexo social para beneficiar mais irmãos e implantar novas atividades.
Atualmente são desenvolvidas diversas atividades de natureza doutrinária e assistencial, tais como:
Essas atividades entre outras constituem valiosos frutos de aprendizado e convite para amadurecimento espiritual do grupo que trabalha em nome de Jesus. O grupo aprendeu com estas tarefas que o método de trabalho aprendido é aplicável à realidade do município, tendo como diretriz o amor, a boa vontade e a dedicação que promovem o reconhecimento da árvore pelos seus frutos.
A visão da Associação Espírita Chico Xavier é servir amando o que se faz, apoiando e imprimindo máxima qualidade à educação dada à criança, ao adolescente e principalmente à família; sua missão consiste em promover integralmente crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, por intermédio da educação escolar, educação para o trabalho, para a solidariedade e a espiritualidade. Inspirados no mestre Jesus e nos passos de Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, os trabalhadores desse projeto se motivam em continuar ao limite de suas forças, trabalhando em nome da caridade.
Estrutura Jurídica da Associação Espírita Chico Xavier
CNPJ: nº 09.609.233/0001-60
Utilidade Pública Municipal 5.786/2010
Utilidade Pública Estadual 266/2014
Registro no Conselho Municipal de Assistência Social n. 64
Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: 45
Estrutura Jurídica das Obras Sociais da Associação Espírita Chico Xavier
CNPJ: nº 09.609.248/0001-29
Utilidade Pública Municipal 5.566/2009
Utilidade Pública Estadual 155/2015
Registro no Conselho Municipal de Assistência Social n. 65
Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: 46
Onaldo Campos
Presidente
Yara Sousa do Carmo Araújo
Vice-Presidente
Shirlei de Almeida Alves
Primeiro Secretário
Roildes Ribeiro Benevides
Segundo Secretário
Alexandre Aprígio do Prado
Primeiro Tesoureiro
Gisleynne Maria Bento Lopes Cansado
Segundo Tesoureiro